• Agamêmnom Rocha Souza

    Mediador

    Diretor de Relações Institucionais da ANGRAD. Mestre em Educação pela UFF e graduado em Administração e em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Integrante do Banco de Avaliadores – Basis/INEP/MEC. Coordenador e Docente dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNIFOA / RJ.

  • Agamêmnom Rocha Souza

    Mediador

    Diretor de Relações Institucionais da ANGRAD. Mestre em Educação pela UFF e graduado em Administração e em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Integrante do Banco de Avaliadores – Basis/INEP/MEC. Coordenador e Docente dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNIFOA / RJ.

  • Alexander Berndt

    Mediador

    Fundador e conselheiro consultivo da ANGRAD. Possui graduação em Economia e especialização em Engenharia de Produção pela USP. É Mestre em Marketing pela University of Illinois e Doutor em Administração pela USP.

  • Ana Raquel Michlin Prado

    Oficina Pedagógica 3 – Aprendizado baseado em times (TBL)

    Graduada em Economia pela PUC-Campinas (2004). Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Campus Araraquara (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Economia Contemporânea. Atualmente, leciona e é Coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso na Graduação em Administração no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas.

  • Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis

    Oficina Pedagógica 5 - Mudança da cultura institucional: a metodologia do clearest point e a importância do feedback

    Compõe a equipe do Laboratório de Inovação Acadêmica, do UNISAL, aplicando as metodologias ativas Writing Across the Curriculum - WAC, Peer Instruction, Team Based Learning – TBL, Think Pair Share – TPS , Modelo de rotação – sala de aula invertida e Clearest Point. Graduada em Letras, pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, FATEA, em Lorena - SP, em 1991. Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade de Taubaté, UNITAU, em Taubaté – SP, em 2006. Professora universitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus São Joaquim, Lorena – SP, UNISAL.

  • Angela Christina Lucas

    Oficina Pedagógica 9 - Uso da Taxonomia de Bloom na elaboração dos objetivos educacionais

    Possui doutorado (2015), mestrado (2006) e graduação (2002) em Administração pela USP . É professora de graduação no Centro Universitário da FEI, onde ministra as disciplinas de Comportamento Organizacional e Liderança e professora convidada do PROGEP-FIA para cursos de pós-graduação. Também é voluntária do Escritório de Desenvolvimento de Carreira da USP e editora-adjunta da área de RH e Comportamento da REGE-USP. Tem experiência na área de consultoria em Gestão de Pessoas, atuando principalmente em desenvolvimento de competências, educação corporativa e pesquisa de clima.

  • Antônio Carlos Dias Athayde

    Mediador

    Conselheiro Fiscal da ANGRAD. Mestre em Administração pela PUC-Minas. Graduado em Administração, Economia, Letras e Ciências Contábeis pela PUC-Minas. É professor assistente, coordenador do curso de Administração e chefe do departamento de Administração da PUC-Minas. Presidente do Centro de Integração Empresa/Escola de Minas Gerais - CIEE/MG.

  • Antonio Gildo Paes Galindo

    Mediador

    Diretor de Ensino e Pesquisa da ANGRAD. Possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco e mestrado em Administração pela UFRJ (1980). Atualmente é Professor (graduação e pós-graduação) e diretor adjunto de pós-graduação da Faculdade Frassinetti do Recife. 

  • Carolina Maranhão

    Oficina Pedagógica 8 - A evasão no curso de Administração

    Doutora em Administração (UFMG), Profa. Adjunta no curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Observatório C.A.F.E. – Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração (certificado pelo CNPQ) e Coordenadora do Núcleo da Cátedra Unesco: Água, Mulheres e Desenvolvimento. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre a formação crítica em Administração, estudos críticos organizacionais e ensino em Administração.

  • Charles Bonani de Oliveira

    Oficina Pedagógica 6 - Sabendo usar o Pitch para vender suas ideias

    É consultor estratégico do SEBRAE/SP. Economista formado pela Unesp, Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Possui experiência na área de gestão pública, tendo atuado como Coordenador da Indústria e Tecnologia e de Planejamento e Gestão, em Araraquara/SP. É especialista em inovação e tecnologia e prestou serviços de consultoria ao Instituto de Estudos Econômicos e Aplicados – IPEA e ao Centro de Gestão Estudos Estratégicos – CGEE. É professor nas áreas de Administração e Economia.

  • Cidinha Amaral

    Painel : Inovação e metodologia de ensino: a avaliação da aprendizagem e a autonomia do estudante

    Professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), coordenadora do curso de Pedagogia e membro do núcleo de assessoria pedagógica do UNISAL - Unidade de Lorena. Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP (2000). Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1988) e especialização em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1998).

  • Cláudia de Salles Stadtlober

    Mediadora

    Diretora de Publicações da ANGRAD e Editora Científica da RAEP – Revista Administração: Ensino e Pesquisa. Possui graduação em Administração e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela UNISINOS/RS. É Doutora Educação pela PUC-RS. É professora e coordenadora do curso de Administração da UNISINOS/RS. Conselheira federal do CFA - 2015 a 2018. Presidente do CRARS (2011/ 2014).

  • Edson Sadao Iizuka

    Mediador

    Vice-presidente da ANGRAD. É graduado, mestre e doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. Especialista em Liderança para o Terceiro Setor (1999) e ex-trainee GIFE (programa que foi apoiado pela Fundação Kellogg - 1998/1999). É docente dos cursos de Graduação em Administração do Centro Universitário FEI; pertence ao corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário FEI.

  • Fábio Reis

    Oficina Pedagógica 5 - Mudança da cultura institucional: a metodologia do clearest point e a importância do feedback

    É Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras do Estado de São Paulo. Licenciado em História pelo Unisal. Doutor em História Social (USP). Dedica-se ao estudo dos processos de inovação acadêmica e aprendizagem ativa. Fez curso de extensão em Gestão Universitária nas Universidades de Montreal e Toronto (Canadá), Universidade de Harvard, Babson College e Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos), Universidade de Pequim (China), Universidade de Londres (Inglaterra), Tecnológica Virtual de Monterrey (México), entre outras. Coordena o Consórcio STHEM Brasil.

  • Fernando Domingues

    Painel: Inovação e metodologia de ensino: a avaliação da aprendizagem e a autonomia do estudante

    Diretor de Inovação do Grupo Eniac, responsável pela parceria com a Google for Education, pelos projetos de inovação em aprendizagem e gestão da inovação da instituição. Mestrando em Gestão Internacional pela ESPM, está pesquisando os processos de Gestão Estratégica da Inovação Pedagógica em Instituições de Ensino Superior. Educador apaixonado pela revolução educacional proporcionada pela aprendizagem ativa e pelo uso de novas tecnologias em sala de aula.

  • Henrique Heidtmann Neto

    Mediador

    Presidente da ANGRAD. Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EASP. É pesquisador, professor e chefe do Centro de Graduação da FGV-EBAPE. Membro do Comitê de Direção da Graduação da EFMD (European Foundation for Management Development). Pertence ao comitê de Ética e Inclusão Social na EQUAA (Education Quality Accreditation Agency). Foi diretor de relações internacionais da ANGRAD (2014/2015).

  • Hong Yuh Ching

    Mediador

    Representante Estadual da ANGRAD em São Paulo. Professor Titular do Centro Universitário da FEI. Possui graduação em Administração pela FGV/EAESP, especialização em Finanças (FGV), mestrado em Ciências Contábeis pela PUC-SP e doutorado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. É coordenador do curso e chefe do departamento de Administração do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, além de professor de MBA do Brazilian Business School.

  • Irineu Gianesi

    Mediador

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestrado em Engenharia de Produção pela USP. É professor e diretor de novos projetos acadêmicos do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa.

  • José Carlos Pacheco Coimbra - Coordenador Geral do XXVII ENANGRAD

    É Conselheiro Fiscal da ANGRAD. Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Negócios (1983) e mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (1998). Atualmente é Diretor Acadêmico Corporativo do Grupo Polis Educacional, Avaliador do Basis - Banco de Avaliadores do INEP, atuando como Avaliador Institucional e de Cursos, na área de Administração e Gestão.

  • José Mário Caprioli

    Painel: Para que formar administradores?

    Presidente-executivo da Holding Azul S.A. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, é também membro dos Conselhos da Avantto – aeronaves executivas e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), além de Conselheiro Administrativo da Pif Paf Alimentos. 

  • Leila Rocha Pellegrino

    Oficina Pedagógica 3 – Aprendizado baseado em times (TBL)

    Pesquisadora e Docente do curso de Administração de Empresa da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estatal de Campinas (1997), Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estatal de Campinas (2005) e doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Tem experiência nas áreas de administração e economia, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: administração estratégia, alianças estratégias, ambiente competitivo e institucional, capacidade dinâmica das organizações

  • Luís Norberto Pascoal

    Diálogo sobre Educação na Administração: Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho.

    Empreendedor social e empresário. Formação em Desenho e Produção Industrial, Administração de Empresas, OPM-Harvard e RCS-Wharton. Membro dos conselhos e diretor da Fundação Educar DPaschoal, Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, Compromisso pela Educação, Childhood, Insper, Todos Pela Educação, DPaschoal, DPK, AutoZ, Daterra e MDI.

  • Manolita Correia Lima

    Oficina Pedagógica 8 - A evasão no curso de Administração

    Doutora em Educação (FEUSP), professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão internacional (PMDGI), coordenadora do grupo de pesquisa sobre mobilidade acadêmica internacional (certificado pelo CNPQ). Responsável pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas e pelo Programa de Iniciação Científica da ESPM. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre temas relacionados à internacionalização da educação superior e mobilidade acadêmica internacional, além de estudar aspectos relacionados ao ensino e a aprendizagem.

  • Manuel Meireles

    Oficina Pedagógica 7 – Mapas cognitivos

    É professor conteudista da UNIP e pesquisador, professor e coordenador do programa de mestrado profissional em Administração da FACCAMP- Instituto Campo Limpo Paulista. Atua como administrador e consultor de empresas nos campos: competitividade, estratégia competitiva, instrumentos de gestão e indicadores. É graduado em Administração, mestre em Administração de Empresas pela UNIP, doutor em Ciências, pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Nacional de Córdoba.

  • Marcelo Alves dos Santos

    Oficina Pedagógica 3 – Aprendizado baseado em times (TBL)

    Pesquisador e Docente dos Cursos de Administração e Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie/Campinas. Professor da Pós-Graduação (Lato Senso) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas. Doutorando em Psicologia Social na PUC-SP (2015). Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP (2010). Participante do Núcleo de Pesquisa em Identidade e Metamorfose (NEPIM-PUC/SP). Pesquisador participante do Núcleo de Estudos em Liderança e Diversidade nas Organizações (NELO-UPM). Psicólogo Clínico com ênfase em Relações Interpessoais e Pesquisa.

  • Márcia Lima Bortoletto

    Oficina Pedagógica 1 - Instrução por pares (Peer instruction) 

    Coordenadora do Setor de Projetos Institucionais das Faculdades Max Planck e Jaguariúna, englobando Estratégias de Ensino, Orientação aos Estudantes, Inclusão e Acessibilidade e Programa de Formação Continuada Docente (aprendizagem ativa). Formada pela PUC-Campinas, a professora é Mestre em Educação e em Turismo Ambiental e Cultural.

  • Maria Inês Fini

    Diálogo sobre Educação na Administração: Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho.

    Presidente do INEP. Doutora em Ciências - Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. De 1996 a 2002 no INEP/MEC, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA e foi Diretora do PISA no Brasil. 

  • Mário César Barreto Moraes

    Mediador
    Conselheiro Consultivo e ex-presidente da ANGRAD (2014-2015). Possui graduação em Engenharia Civil e em Administração; Mestrado em Gerência de Engenharia e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. É Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina - CEE-SC; Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação do INEP/MEC - CTAA e membro da Comissão de Avaliação de Projetos PET da SESu/MEC. É professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina.

  • Mauro Kreuz

    Espaço CFA: A importância da formação do administrador

    Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFA). Presidente do Conselho Consultivo da ANGRAD. Presidiu a ANGRAD quatro vezes. É administrador, consultor, assessor, pesquisador e professor na Thalenthus Consultoria Assessoria e Capacitação.

  • Nilva Coimbra do Espírito Santo Filha

    Mediadora
    É representante estadual de Alagoas e conselheira fiscal suplente da ANGRAD. Graduada em Administração pela faculdade de Administração Champagnat; pós-graduada em Marketing pela Fundação João Pinheiros / MG e mestre em Engenharia de Produção pela UFRN. Professora Titular do Curso de Administração da CESMAC/AL. Coordenadora do Fórum do CRA/AL de Coordenadores de Cursos Tecnólogos e de Graduação em Administração das Instituições de Ensino Superior em Alagoas. Presidente da Cooperativa de Trabalho dos Administradores de Empresas do Brasil, - CoopHub+Adm, fundada em 2015 em Maceió / AL. 

  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto

    Oficina Pedagógica 2 – Aprendizado baseado em problemas (PBL)

    Possui graduação em Administração pela PUC-Campinas (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2000). É professor assistente da PUC-Campinas e Integrador Acadêmico do Curso de Administração, onde participa dos Grupos de Trabalhos – GTs da Pró-reitora de Graduação (GT-Estágios e GT-TCC). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração, Administração em Serviços, Ensino da Administração, Energia e Meio Ambiente.

  • Paulo Barone

    Painel: Para que formar administradores?

    Secretário de Educação Superior (SESU/MEC). Graduado em Física (1986) e em Engenharia Elétrica (1985) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986) e em Engenharia Mestre (1989) e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador na área de Física, especialista em Estrutura Eletrônica de Moléculas Bioativas e de Nanodispositivos. Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2004-2012, 2014-2018), foi Presidente da Câmara (2008-2010).Tem experiência na gestão e avaliação educacionais e outros temas em Educação Superior.

  • Rogério Augusto Profeta

    Mediador
    Diretor de Administração e Finanças da ANGRAD. Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (1984), mestrado e doutorado em Administração pela PUC-SP (1995). É Pró-Reitor Administrativo da Uniso (desde junho de 2007) e Secretário Executivo da Fundação Dom Aguirre - mantenedora da Uniso (desde abril de 2008).

  • Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda

    Oficina Pedagógica 10 - Metodologias Inovadoras : como implementar

    Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lacerda é doutor e mestre em Engenharia da Produção (UFSC) e graduado em Administração pela Universidade Metropolitana de Santos. Seu interesse de pesquisa atual é a utilização da abordagem construtivista como instrumento de apoio à decisão e gestão em ambientes dinâmicos, como startups e empresas de base tecnológica.

  • Ronaldo Barbosa

    Oficina Pedagógica 4 – Sala de aula invertida

    Possui Graduação em Engenharia de Computação pela Unicamp (1996), Especialização em Jornalismo Científico (2004, Unicamp), Mestrado em Geociências na área de Educação Aplicada às Geociências (2003, Unicamp), Doutorado em Ciências (2013, Unicamp). É coordenador de cursos de graduação e professor da Faculdade Metrocamp Devry Brasil de Campinas (graduação). É membro da ABED (Assoc. Brasileira de Educação à Distância), SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento).

  • Rui Otávio Bernardes de Andrade

    IX SENANGRAD 

    É Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Possui Graduação em Administração pela atual Faculdade Mackenzie - Rio, Graduação em Direito pelo Centro Universitário Bennett, Master em Business Administration - University of Wiscosin, Mestrado em Administração Pública e Governo pela FGV/EBAPE. Livre Docente pela Universidade Gama Filho - UGF, Professor Titular da UNIGRANRIO, ex-Professor Pesquisador da UFRRJ. Tem longa experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Educacional, Desenvolvimento Organizacional e Marketing.

  • Sílvio Petroli Neto

    Oficina Pedagógica 1 - Instrução por pares (Peer instruction) 

    Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade São Francisco - Itatiba e pós-graduação em Docência Universitária pela FAE. É coordenador do Núcleo de Ensino a Distância da Faculdade de Jaguariúna, onde também é professor e tutor. É professor da Universidade São Francisco - Itatiba, professor e tutor da Faculdade Max Planck. Estuda e desenvolve técnicas inovadoras de aprendizagem e o uso de tecnologia na área educacional desde 2005. Além disso, tem experiência em Tecnologias da Informação, com ênfase em Linguagens de Programação e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

  • Taiguara Langrafe

    Mediador

    Conselheiro Fiscal da ANGRAD. Doutor em Administração pela USP, Mestre e Graduado em administração pelo FECAP/SP. É Vice-Reitor, Superintendente Adjunto e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e do Conselho Universitário (CONSUNI) da FECAP, Instituição na qual atuou como Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento e Coordenador dos Cursos de Graduação em Administração e Secretariado Executivo.