Publicado em 20 de novembro

Resumo do segundo dia do ENANGRAD

Comunicação ANGRAD

Foto: Claudia Shirano (Faculdade Max Planck)

.O segundo dia do ENANGRAD abriu com o painel "A Importância da formação do Administrador", coordenado pelo diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFP/CFA), Mauro Kreuz, 

Prof. Mauro Kreuz, que também é o presidente do Conselho Consultivo da ANGRAD, trouxe informações sobre a atuação da Câmara de Formação Profissional na busca de melhorias para o ensino de Administração. Estruturação, projetos e a intercessão do CFA junto à Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) foram assuntos pautados durante sua explanação. Kreuz expôs também dados da educação superior em Administração do Brasil. O espaço CFA foi mediado pelo professor Mário Moraes, conselheiro consultivo da ANGRAD.

Já os professores Fernando Domingues e Cidinha Amaral abordaram as modificações acadêmicas no painel "Inovação e metodologia de ensino: a avaliação da aprendizagem e a autonomia do estudante", mediados pela professora Nilva Coimbra do Espírito Santo Filha, representante estadual por Alagoras e conselheira fiscal suplente da ANGRAD.  O professor Domingues falou das dificuldades enfrentadas no processo de mudança da aula tradicional para a aprendizagem ativa. "Hoje é impossível dissociar os métodos se não tiver engajamento do estudante", concluiu o professor.

Domingues trouxe, ainda, o mapa de aprendizagem - um novo método usado no ensino da educação básica. A nova metodologia dá mais autonomia aos alunos. No plano de ensino, é possível escolher qual trabalho apresentar para nota final.

A inovação no ensino, de um modo geral, foi abordada pela professora Cidinha. Por meio de imagens, ela mostrou que, desde 1889, estudiosos já pensavam na escola do século XX. Na ocasião, Cidinha apontou várias questões que precisam ser trabalhadas para melhorar a formação educacional.

Espaço RAEP
A editora-científica da RAEP – Revista Administração: Ensino e Pesquisa, Prof. Cláudia Stadtlober e a editora executiva, Gabrielle Junqueira apresentaram, junto com o vice-presidente da ANGRAD, Edson Sadao, o Espaço RAEP. Foram apresentadas as conquistas e metas da publicação, entre elas, a de alcançar a qualificação B1 da Capes.

Programação Científica
Um dos destaques do ENANGRAD é a programação científica, com a apresentação dos artigos selecionados nas 11 áreas temáticas. A novidade deste ano foi a apresentação na modalidade pôsteres, que reuniu dez trabalhos.

Compartilhar